Voluntariado Internacional – Descubra tudo sobre essa ação!

Diversas pessoas prestam serviço voluntário em alguma parte do Brasil, mas você sabia que também é possível prestar trabalho voluntariado internacional? Pois é, isso também é possível e o melhor, com poucos gastos.

Em todo o mundo existem pessoas precisando de algum tipo de ajuda e você com suas habilidades pode ser essa ajuda que muitas pessoas tanto desejam. Veja neste artigo como você pode se torna um voluntário, o que é preciso para trabalhar nessa atividade e os benefícios desse serviço.

Voluntariado Internacional Remunerado

Voluntariado internacional é quando alguém decide ir para outro país para ajudar outras pessoas em suas dificuldades ou para ensinar algo novo e relevante. O trabalho voluntário pode ser realizado por qualquer pessoa de forma individualmente ou por meio de programas de voluntariado.

Seja um voluntário internacional

Conheça os requisitos para se tornar um voluntário internacional

O objetivo desses programas não é incentivar o turismo humanitário. Antes, é encaminha pessoas que tenham interesses de contribuir positivamente de alguma forma na vida das pessoas.

Alguns desses programas exigem certos requisitos para que você possa se qualificar como voluntário em determinado país. Se você tem interesse em servir como voluntariado internacional remunerado será necessário:

  • Comprovar engajamento social;
  • Colocar os interesses de outros a frente dos seus;
  • Abrir mão de uma vida confortável;
  • Trabalhar em qualquer área;
  • Se adaptar a situações de pobreza extrema;
  • Ser submisso à autoridades;
  • Viajar apenas com o necessário;
  • Ter mais que dezoito anos;
  • Ter todos os documentos necessários para fazer uma viagem internacional;
  • Fazer parte de certos projetos por no mínimo seis meses.

Muitas organizações não governamentais concedem oportunidades para que várias pessoas com qualificações possam trabalhar como voluntariado internacional remunerado, ou seja, assumem os gastos com viajem, hospedagem, transportes e muitos outros benefícios.

Também existem vários programas de voluntariado internacional para jovens, contribuindo para que eles possam viver uma das melhores experiências que se pode ter na vida. Além disso, o serviço de voluntariado internacional grátis deixa o currículo de qualquer jovem que está à procura de um bom emprego, mais atraente e rico.

E o que dizer do trabalho voluntário no exterior pela ONU? A organização possui um programa de voluntários que é realizado em mais de cento e quarenta países por pessoas que realizam várias missões em todo o mundo.

Igualmente, o serviço voluntário internacional da Cruz Vermelha pode ser feito por pessoa que tenha alguma habilidade em áreas de combates armados e diferentes condições de violência. Você também pode trabalhar como voluntariado em Portugal. Nesse país há diversas oportunidades para que você possa fazer o bem em prol de uma pessoa desconhecida.

Voluntariado Portugal é uma das várias oportunidades interessantes para quem quer ajudar o próximo no mesmo momento em que ganham mais experiência de vida.

Aproveite para ler também:

Voluntariado no Brasil

O voluntariado no Brasil pode ser feito em diferentes regiões, em vários campos. Enquanto que há voluntariado internacional gastos pagados, aqui no Brasil a maioria desse trabalho é feito de modo gratuito. Isso quer dizer que, a pessoa que se candidata ao trabalho voluntário precisa arcar com suas despesas.

Serviço voluntario

O Brasil é um dos países que mais tem ações solidarias

Atualmente há muitos tipos de trabalho voluntário no Brasil, voltado para pessoas de todas as idades e de diferentes classes sociais. Uma região que vem ganhando muita atenção nos últimos anos é o nordeste. O trabalho voluntário no nordeste tem contribuído para o desenvolvimento dessa região, sobretudo, para os nordestinos que são carentes de necessidades básicas como a alfabetização.

Muitas pessoas tem se concentrado em ajudar a população nordestina, provocando um impacto positivo na vida deles. Por meio desse trabalho, tanto adultos como criança tem suas vidas transformadas.

Benefícios do Voluntariado Internacional

Quem se doa no serviço de voluntariado internacional só ganha. O voluntário ganha experiência de vida, conhece outras culturas, desenvolve outro idioma, faz novas amizades e aumenta sua rede de contatos. Mas os benefícios não param por aí! Conheça algumas vantagens de trabalhar como voluntariado internacional.

Ajuda Financeira para os gastos

Alguns projetos sociais contribuem para com uma ajuda financeira para que o voluntário possa se alimentar e se hospedar. Além disso, essa ajuda de custo pode ser muito útil para comprar remédios e kits de higiene pessoal.

Poucas horas de trabalho

Muitos serviços voluntários exigem poucas horas de trabalho, algo em torno de cinco horas. Além disso, é escolhido um dia da semana para que o voluntariado folgue de suas atividades, também, em muitos casos a folga é durante o fim de semana. Essa condição permite que a pessoa que está servindo como voluntário, possa explorar diversos lugares e conhecer melhor a região onde vive temporariamente.

Aproveite também para ler:

É preciso falar outra língua?

Em algumas situações sim, isso é importante. Mas na maioria dos casos esse requisito não é exigido, uma vez que é durante o trabalho que a pessoa vai conhecendo e desenvolvendo outro idioma. Mas em algumas situações falar outro idioma é fundamental. Por exemplo, no trabalho voluntário Amazônia algumas pessoas precisam aprender a língua de determinado povo indígena.

Quem pode ser voluntariado internacional?

Qualquer pessoa pode ser voluntaria de uma causa. A principal exigência para esse tipo de trabalho é a disposição de ajudar o próximo. Por exemplo, o trabalho voluntário em hospitais exige muito esforço por parte daqueles que estão empenhados em deixar o dia de alguém doente com mais cor. É preciso ser dinâmico e atento a sensibilidade do próximo.

Ajude o próximo

Seja um voluntário!

Como se tornar um voluntariado internacional?

Para se tornar um voluntário é preciso apenas que você faça parte de uma ONG. Escolha aquela que luta por uma causa que para você é muito importante. Alguns escolhem lutar pelos direitos dos idosos, outros tentam resgatar a autoestima das mulheres que sofrem violência domésticas. Também tem aquela que defendem os direitos dos animais e assim por diante.

Uma dica para quem deseja ajudar com trabalho voluntário no exterior é fazer parte da instituição portuguesa chamada VidaEdu. Ela é especialista em experiências educativas no exterior. Acesse o site da empresa e saiba como se tornar um voluntário.

Gostou desse artigo? Então deixe o seu comentário!