Trabalho Voluntário – Veja algumas dicas para atuar no Brasil e no Exterior

O trabalho voluntário é um tipo de serviço que é realizado em diferentes partes do Brasil e do mundo. A repercussão desse serviço dá resultados positivos em diferentes setores da sociedade e principalmente, na vida de milhões de pessoas.

Você já ajudou uma pessoa e se sentiu muito bem depois? Já fez uma boa ação que lhe proporcionou uma satisfação pessoal? Esse é o poder do serviço voluntário! Neste artigo você vai saber tudo sobre esse serviço, onde pode trabalhar, os benefícios desse trabalho e o que é preciso para atuar. Continue lendo!

Trabalho voluntário no Brasil

O trabalho voluntário é uma ação que faz bem para todas as partes, tanto para quem se doa quanto para quem recebe. O trabalho voluntário no Brasil é estabelecido pela LEI 9.608/1998 como um serviço não remunerado exercida por pessoa física a instituição pública de qualquer espécie, ou organização particular sem finalidade lucrativa.

Serviço voluntário

Veja como ser um voluntário no nosso país

Para ser voluntariado no Brasil é preciso atender alguns requisitos como, por exemplo:

  • Não pode receber salário pelo serviço;
  • Não pode receber qualquer benefício que a entidade ofereça aos funcionários e familiares; e
  • Ter a disposição de ajudar.

Muitas pessoas não sabem a importância do trabalho voluntário e por isso não se interessam tanto pelo assunto, acham que é só mais um hobby. No entanto, esse tipo de serviço salva muitas vidas todos os dias, tanto de pessoas como de animais.

Além disso, é de grande ajuda para quem está prestando esse serviço, pois em algumas situações, o voluntário é mais beneficiado por esse serviço, em termos emocionais, do que quem o recebe.

Aproveite para ler também:

Trabalho voluntário no exterior

Mas o serviço de voluntário também pode ser realizado em outros países e não somente no Brasil. No serviço de voluntário em outro país, você pode trabalhar cuidando de animais, ajudando na preservação do ecossistema, ou elaborando operações humanitárias em lugares em que o índice de desenvolvimento humano é baixíssimo.

Trabalho Voluntário na Angola

Saiba como trabalhar de voluntário no exterior

Já pensou no trabalho voluntário em Angola? A África é um lugar cheio de oportunidades para se trabalhar com serviço voluntário. O trabalho voluntário na África pode ser feito de várias maneiras como, por exemplo, ajudando em hospitais públicos, em orfanatos, em escolas e muitos outros lugares. Nesse lugar tudo é necessidade!

Esse tipo de trabalho também pode ser prestado em países desenvolvidos. Por exemplo, o trabalho voluntário em Portugal tem atraído várias pessoas, pois além do prazer que a viagem proporciona, ainda enriquece o currículo.

Esse é um exemplo de trabalho voluntário no currículo que ajuda qualquer pessoa a conseguir um bom emprego ou se manter em um.

Leia também:

Tipos de trabalho voluntário

Existem vários tipos de trabalho voluntário, mas você precisa escolher um que te dê muito prazer em fazê-lo. Mas se você também está querendo aprimorar suas habilidades em determinada área, também é valido fazer um serviço voluntário.

Há diferentes tipos de trabalho voluntário no Brasil, mas alguns deles são mais requisitados. Vamos ver alguns exemplos agora!

Trabalho voluntário com animais

O trabalho voluntário com animais é uma atividade muito prazerosa. Além de tudo, você vai receber muito carinho por parte dos bichinhos. Existem diversas ONGs por todo o Brasil que precisam de ajuda para cuidar de animais abandonados.

Trabalho voluntario com animais

Saiba como ajudar as diversas ONGs do Brasil

Você pode ajudar uma dessas ONGs fazendo campanha para arrecadar fundos para comprar remédios, alimentos, produtos de limpeza e muitas outras coisas. Essa atitude ajudaria a diminuir o custo mensal da instituição.

Da mesma forma, você pode atuar como voluntário em alguma ONG de animais abandonados, apenas para dar atenção e carinho para esses animais. Eles precisam disso para se manterem saudáveis e felizes.

Trabalho voluntário em hospitais

O trabalho voluntário em hospitais é outro tipo de serviço muito solicitado, principalmente em hospitais do câncer. O voluntariado na oncologia infantil é muito importante para a recuperação das crianças com câncer.

A necessidade da presença desses profissionais nesse ambiente é muito grande em diversos hospitais do Brasil e também do exterior. Já ficou comprovado na medicina que fazer uma criança sorrir ou fazer com que ela se sinta amada, ajuda muito no tratamento com resultados positivos.

Voluntariado Oncologia Infantil

Veja como ajudar com esse tipo de serviço em hospitais oncológicos

Trabalho voluntário em orfanatos

O trabalho voluntário em orfanatos é outro tipo de ação que vale muito a pena. É muito gratificante ver nos rostos das crianças a satisfação de ter alguém por perto mostrando interesse. Nesse ambiente você pode ajudar contribuindo com brinquedos, roupas, alimentação, e outros. Além disso, você pode se unir a mais alguém para fazer um mini teatro, ou por apenas ir até lá e ler para elas ou ensiná-las algo novo.

Leia também:

Lugares que precisam desse serviço

Todo aquele que trabalha como voluntário ganha a experiência de servir a favor de uma razão especial e desfruta de um dos aprendizados mais importantes na vida. O Brasil é carente desse tipo de serviço, mas vamos citar agora apenas alguns lugares.

São Paulo

O trabalho voluntário SP pode ser realizado em diferentes ONGs. Uma delas é a Cruz Vermelha, uma das organizações mais respeitadas do mundo. O GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) também é outra alternativa que você pode escolher para ser voluntariado.

Ação solidária em SP

Em São Paulo existe o GRAACC que precisa de muita solidariedade

Não podemos nos esquecer que você também pode escolher o trabalho de voluntário SP com animais, pois nessa grande cidade há vários abrigos de animais abandonados, uma delas é Amigos dos Bichos.

Rio de Janeiro

O trabalho voluntário RJ pode ser feito por qualquer pessoa que tenha disposição de ajudar. Há muitas organizações que operam na cidade do Rio de Janeiro, entre elas a ‘Mais Que Vencedores’, que oferecem cursos grátis para idosos e crianças.

Outra ONG que precisa de ajuda nesse local é a AMA (Associação Mulheres de Atitude). A AMA trabalha para recuperar a autoestima das mulheres, oferecendo cursos de capacitação profissional.

Amazônia

E o que dizer do trabalho voluntário Amazônia? Nesse local há muito o quê fazer e ajudar. Se você se preocupa com o meio ambiente, o SOS Amazônia é uma entidade que trabalha para diminuir os efeitos ambientais provocados pelos avanços da tecnologia.

Outra organização que nessa região é a ETAM que atua na educação das pessoas que moram nas beiras dos rios de Nova Jerusalém, lugar que fica à um dia e meio de distância da capital Manaus.

Voluntariado na Amazônia

Conheça alguns dos serviços voluntários que está sendo realizado na Amazônia

Pernambuco

O trabalho voluntário Recife pode ser feito de diversas formas. Há alguns anos algumas mães tiveram filhos com microcefalia e atualmente existe uma entidade chamada Novo Jeito, que trabalha para ajudar essas mães e essas crianças a terem uma vida mais digna.

Outro local em Recife que qualquer pessoa pode servir como voluntário é na AACD. Se trata de uma Associação de Assistência à Criança Deficiente e possui um centro de reabilitação junto com outras funções, destinadas a pessoas de baixa renda.

Trabalho voluntário Online

No passado só era possível prestar serviço voluntário de forma presencial. Mas com os avanços da tecnologia, hoje em dia já é possível prestar trabalho voluntário online.

Existem diversas instituições que você pode se afiliar para ajudar e passar conhecimentos de alguma habilidade que você possua. Por exemplo, a Dream’NGO é uma entidade que dá consultoria além de treinamento na área de marketing digital para diferentes organizações não governamentais. Todo esse serviço é realizado de modo online.

Existem muitas possibilidades de trabalho voluntário online, basta fazer uma breve busca na internet para encontrar diversas oportunidades.

Quais os benefícios do trabalho voluntário?

Quando tiramos um tempinho na nossa rotina para doar para outra pessoa ou para ajudar um grupo específico, isso pode nos trazer muitos benefícios. Entre eles estão:

  • Possibilidades de aprender com outras pessoas;
  • Conseguir experiência dentro do âmbito de trabalho;
  • Crescer as oportunidades de conseguir um emprego;
  • Oportunidade de aprimorar ideias inovadoras;
  • Torna-se uma pessoa mais feliz;
  • Melhora a sensibilidade e desenvolve a empatia;
  • Aumenta a sua rede de contatos.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos benefícios que servir em um trabalho voluntário pode trazer para uma pessoa.

Pense nisso, se você tem um tempinho livre utilize-o para fazer o bem ao próximo, e mesmo que sua vida seja bem corrida, procure estabelecer essa atividade como prioridade. Faça isso junto com sua família, mesmo que seja só de vez em quando. Você verá como esse serviço vai transformar você em uma pessoa melhor.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!