Reconstrução Capilar: Benefícios, Como Fazer e Passo a Passo Completo!

Toda mulher que deseja ter um cabelo forte, resistente e bonito, precisar fazer reconstrução capilar todos  os meses. Ela é uma hidratação profunda que atua de dentro para fora, dando aos fios mais brilho e balanço. Confira agora como fazer uma reconstrução capilar caseira. 

O que é Reconstrução Capilar?

É um procedimento que repõem as proteínas, e que tem como função tratar profundamente os fios. A reconstrução é indicada para todos os tipos de cabelos, em especial os que estão opacos, quebradiços, com queda, com muito frizz e cabelos quimicamente tratados como por exemplo alisamentos, descoloração, escova progressiva, coloração ou para quem usa muito chapinha e secador.

A frequência de uso vai ser determinada de acordo com a necessidade dos fios, podendo ser mensalmente ou quinzenalmente. 

Reconstrução Ultra hidratante

Reconstrução Capilar Passo a Passo

Não é uma regra, mas para quem faz uso de químicas, o indicado é fazer uma reconstrução capilar com produtos profissionais duas vezes ao mês. Seus fios irão ficar mais fortes à química e o resultado vai ser um cabelo liso, pois a reconstrução capilar alisa o cabelo. A reconstrução capilar nos cachos também é muito bem-vinda, pois, ao contrário do que muitos pensam, a reconstrução não vai tirar os cachos, mais deixá-los ainda mais bonitos, sem frizz e com balanço.  

Leia também: Cauterização Capilar 

Leia também: Hidratação para Cabelos Cacheados: 5 dicas caseiras

Qual a diferença entre reconstrução e cauterização? 

cauterização capilar também é um tipo de reconstrução que tem como objetivo repor as proteínas e aminoácidos, reestruturando a fibra capilar. Porém, obrigatoriamente, usa-se uma fonte de calor, chapinha ou secador, para selar as cutículas dos fios.

Dessa forma os nutrientes depositados ali, permanecerão por mais tempo. Então, o que é reconstrução capilar?   reconstrução capilar é responsável por devolver aos fios a queratina perdida, proteínas e aminoácidos, mas não sela as cutículas dos fios porque não usa- se fonte de calor, isso é opcional.  

Existem fatores e procedimentos que retiram as proteínas dos fios. Então quando vamos fazer uma reconstrução capilar profissional, devemos ficar atentos ao que nosso cabelo precisa realmente. Não necessariamente é só queratina que nosso cabelo precisa, mas sim de alguns aminoácidos e proteínas específicas, isso também é importante.

Se nos concentrarmos só na queratina, talvez não teremos o resultado desejado. Então como identificar componentes essenciais em produtos de cabelos? Bem, existem vários aminoácidos e também proteínas inclusas em produtos de cabelos, porém as principais são: 

  • Queratina Hidrolizada (Hydrolyzed Kerati) 
  • Aminoácidos da seda (Silk Amino Acids) 
  •  Proteína Hidrolizada do Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein 
  • Proteína Hidrolizada do Arroz (Hydrolyzed Rice Protein) 
  • Aminoácidos do trigo (Wheat Amino acids) 
  • Proteína Hidrolizada do Milho ( Hydrolyzed Corn Protein) 
  • Creatina, Arginina, Cisteina ( Creatine, Arginine, Cysteine 
  • Proteína Hidrolizada da Soja (Hydrolyzed  Soy protein) 
  • Proteínas da Soja ( Soy Protein) 
  • Proteína Hidrolizada da Aveia ( Hydrolyzed Oats) 
  • Proteínas do trigo (Wheat Protein) 
  • Proteína Hidrolizada da Seda (Hydrolyzed Silk Protein) 
  • Proteína hidrolizada do Trigo (Hydrolyzed Wheat Protein) 

Existem produtos de reconstrução capilar que possuem poucas proteínas ou aminoácidos, então o indicado é você potencializar essa máscara com queratina líquida. 

Veja também sobre a máscara reconstrutora da linha Skala Brasil, que é bem baratinha e super poderosa!

Exemplos de Máscaras Reconstrutoras 

  • Reconstrução capilar Joico (K-Pak);   
  • Reconstrução capilar loreal (Fiberceutic Intra-Cylane); 
  • Reconstrução capilar salon line (Socorro Capilar); 
  • Reconstrução capilar Kerastase (Masque Force Architecte). 

É importante não esquecer que, quanto mais conter componentes, mais concentrada ela vai ser e melhor vai ser o resultado. Mas lembre-se de que se o cabelo não estiverem precisando, a frequência do uso da máscara reconstrutora poderá fazer o efeito ao contrário, deixando assim seus cabelos opacos, áspero e ressecados. 

Por essa razão, não faça mais que duas reconstruções por mês. Mas você também pode fazer a reconstrução capilar caseira, que também oferece excelentes resultados. Uma dica poderosa é a reconstrução capilar com ovo, devido a sua lata concentração de proteínas.   

Leia também: Hidratação para Cabelo com Química 

Passo a Passo da Reconstrução Capilar Caseira  

Reconstrução capilar caseira

Saiba como fazer a reconstrução capilar caseira

Primeiro você deve lavar seus cabelos com shampoo anti– resíduo. Além de fazer uma limpeza profunda, ele abre as cutículas do cabelo para a máscara penetrar profundamente. 

Retire o volume de água dos seus cabelos com uma toalha, faça a divisão dos cabelos mecha por mecha e aplique a queratina enluvando-os e deixe agir por alguns minutos com touca de isopor ou alumínio. Com queratina ainda nos cabelos, aplique uma máscara reconstrutora nas mechas e enluve-os novamente.

Deixe agir por 20 minutos também com touca de isopor  ou alumínio. Enxague e se você preferir faça uma escova, mas não se esqueça de usar um protetor térmico. Deixe agir por 48 horas para próxima lavagem. Bem pessoal é isso! Eu espero ter ajudado, e que vocês tenham excelentes resultados.