Rachadura nos pés: Veja uma dica infalível, elimine-as em 2 semanas!

A rachadura nos pés é algo muito desagradável e em muitos casos pode ser muito dolorosa e até ocorrer sangramento. Como esse é um problema que atinge a maioria das pessoas hoje em dia, a procura por dicas de tratamento caseiras é muito grande.

Algumas não são apropriadas, deixando o problema ainda mais complicado. No entanto, existem receitas caseiras que realmente dão certo. Por experiência própria, vou revelar neste artigo uma dica que de fato funciona, além disso, é uma receita muito barata e qualquer pessoa pode usar.

Se você ficou interessado no assunto, continue lendo este artigo!

Pés rachados

Saiba como acabar de vez com as rachaduras nos pés.

O que causa rachadura nos pés?

A rachadura nos pés pode ser causada por muitos motivos. Ela aparece quando a pele se encontra seca demais assim, com o peso corpóreo, alguns hábitos e algumas atividades do cotidiano ficam mais fáceis de ocorrer rachaduras. Existem diversas causas para a rachadura nos pés.

Por exemplo, usar calçados muito abertos como chinelos e sandálias favorece ao surgimento de rachaduras. Além desses, os outros motivos são: obesidade, má alimentação, diabetes, micose, ausência de hidratação e menopausa.

Pés muito rachados

Raspar as rachaduras não é correto e piora a situação

Um hábito muito comum que ajuda ainda mais no aparecimento de rachaduras é ralar a parte grossa do calcanhar. O organismo entende que aquela região estar desprotegida e por isso, produz mais camada, levando até o surgimento de rachadura nos pés com sangramento.

Geralmente, algumas pessoas costumam dizer que a rachadura nos pés fica doendo muito quando chegam a uma situação mais seria.

Aproveite para ler também os artigos:

Como evitar a rachadura nos pés?

Então, se você tem rachadura nos pés o que fazer? A prevenção é o melhor caminho. O melhor modo de evitar rachadura nos pés e nas mãos é por hidratar sempre. Você também pode usar pó de café no calcanhar rachado, que além de fazer uma esfoliação vai hidratar profundamente a região.

Mas alguns hábitos podem ser evitados e outros colocados em prática como, por exemplo, se alimentar bem, evitar lixar demais o local rachado e usar mais calçados fechados.

O melhor tratamento para rachadura nos pés deve ser a prevenção, já que esse é um dos canais por onde entram outras doenças no nosso organismo.

Como curar rachadura nos pés?

A rachadura nos pés pode ser sinal de alguma doença, como a diabetes, micose ou psoríase. Por este motivo, o melhor a fazer é procurar ajuda de um profissional. A área que cuida de rachadura nos pés é podologia.

Mas se você quiser poderá procurar também um médico dermatologista que vai realizar exames para saber a origem do problema.

A rachadura pode gerar muita dor nos calcanhar e isso pode mexer com o modo de andar. A pessoa para não sentir dor, começa a andar errado e com isso, desenvolvem outro tipo de problema como problemas na coluna.

Dica infalível para rachadura nos pés

Uma dica infalível que dá resultado é passar uma pomada pra rachadura nos pés, que é produzida em casa.

Esse tratamento caseiro para rachaduras nos pés é muito eficaz e pode acabar com qualquer tipo de rachadura, inclusive as rachaduras que sangram. Qualquer pessoa pode usar e ela pode ser usada à qualquer hora do dia e quantas vezes você quiser usar no dia.

Estou falando da pomada feita à base de enxofre! Gente, eu particularmente trabalhei durante anos vendendo essa pomada de enxofre para que têm rachaduras e ressecamentos. Posso dizer a vocês com toda a certeza que ela funciona.

Tratamento caseiro para pés rachados

Veja o melhor tratamento caseiro contra rachadura nos pés

Mas claro, os organismos são diferentes e o que foi bom para diversas pessoas podem não ser bom para você. Mas estou falando com base nos casos positivos que presenciei. Então vamos a receita?!

Você vai precisar de meio quilo de vaselina sólida, cem gramas de enxofre em pó, uma colher de açúcar e vinte gotas de própolis. Tudo isso vai ao fogo e quando a vaselina já estiver derretida, desligue. É importante sempre mexer a mistura enquanto esfria.

Essa quantidade da para você usar por muito tempo, tipo seis meses. É muito importante ressaltar aqui que, para que você veja algum resultado é preciso usar a pomada todos os dias, só usar de vez em quando não vai trazer resultado algum. No entanto, quando usada de forma correta, você consegue ver os resultados em uma semana.

E uma dica, procure usar essa pomada para rachadura sempre com uma meia, principalmente na hora de se deitar, para que a pomada fique fixa no calcanhar e não saia no lençol  e para evitar acidentes com escorregões. Separe um par de meias apenas para isso.

Agora, vamos ver outras dicas de tratamentos caseiros para rachadura nos pés que também fazem efeito.

Outros tratamentos caseiros

Além da hidratação que é muito importante para evitar o surgimento como para tratar as rachaduras, existem outros meios caseiros de tratar esse problema.

Porém, evite a todo custo usar na rachadura para os pés água oxigenada, pois, os especialistas afirmam que essa solução contém elementos que podem dificultar ainda mais o processo de cicatrização da região. Veja algumas dicas agora:

Glicerina

A glicerina líquida é ideal para tratar as rachaduras nos pés, já que possui ação hidratante e umectante, atraindo a água do ar para a pele lesionada. Você pode passar a glicerina pura direto no calcanhar ou misturar com um pouco de água (uma tampa de cada).

Escalda pés

O escalda pés é ideal para abrir todos os poros e logo depois disso, você pode passar o creme hidratante ou qualquer outra mistura que você já use. Para fazer o escalda pés, utilize água morna com umas gotinhas de limão.

Creme Bepantol

Outra dica muito eficiente para a rachadura nos pés é o bepantol. Esse creme possui vitamina E, ideal para pele e seu efeito cicatrizante e anti-inflamatório reduzem consideravelmente a rachadura nas primeiras semanas de uso.

Você pode usar esse creme sozinho, direto nas rachaduras ou em associação com um pouco de óleo de amêndoa, que também é excelente para a parte rachada.

Óleo de coco

O óleo de coco é bom para uma infinidade de coisas e entre essas coisas estão as rachaduras. Esse óleo possui nutrientes que  ajudam no processo de recuperação e cicatrização da área rachada.