Óleo de Neem – Veja seus benefícios e como utilizar!

O óleo de Neem é um produto pouco conhecido, mas com diversos benefícios para o ser humano. Ele é muito usado pela população da Índia e ganhou fama por causa de suas várias propriedades, sendo muito utilizado na fabricação de produtos de higiene e de limpeza.

Esse óleo pode ser usado para diminuir ou acabar com alguns problemas de saúde, mas também pode ser utilizado para eliminar pragas em plantações e como adubo. Quem possui animal de estimação também pode se beneficiar desse óleo, pois ele é excelente para eliminar carrapatos, sarnas e outros.

Ficou curioso para saber mais sobre esse óleo poderoso? Continue lendo este artigo e descubra tudo sobre ele!

O que é Neem?

O óleo de Neem é feito de uma planta usada para uso medicinal e também apelidado como óleo de Nim. Essa planta é tida como uma planta sagrada, muito usada na produção de produtos de limpeza e higiene. Além do mais, ela também é várias vezes usadas para controlar pragas e na produção de adubos.

Óleo de Nim

O fruto e semente do óleo de Neem!

Por causa de suas propriedades terapêuticas e medicinais, esse óleo é um dos mais populares subprodutos da árvore e as partes mais utilizadas são as folhas, as cascas e as sementes.

O nome Neem quer dizer ‘o curandeiro de todas as enfermidades’. É uma planta muito popular na Índia e várias pessoas acreditam que esse óleo tem a capacidade de curar mais de quarenta espécies de enfermidades variadas.

Esse óleo é extraído do fruto, que são sementes que possuem cascas e que após serem recolhidas, passam por um processo de limpeza. Depois é feito uma prensa no fruto, onde é recolhido todo o óleo. Esse óleo possui a cor marrom e o seu cheiro remete a lembrança de alho e enxofre.

Veja também os artigos:

Para que serve o óleo de Neem?

Muitas pessoas se perguntam para que serve o óleo de Neem, já que não é tão divulgado assim. Ele possui ação:

  • Antibacteriana;
  • Antifúngica;
  • Antiparasitário;
  • Anti-inflamatória;
  • Antisséptica;
  • Antiviral.

O óleo de Neem é muito usado para problemas de pele, sobretudo para unheiro e frieira. Ele tem o poder de acabar com quatorze tipos de fungos de pele. Além disso, na medida em que trata o problema, também hidrata a pele, acabando com as rachaduras e ressecamentos.

Esse óleo é riquíssimo em vitamina E, um antioxidante que age como responsável por eliminar os radicais livres, além de melhorar a elasticidade da pele. Essa vitamina também contribui para o rejuvenescimento da pele, além de reduzir rugas e linhas de expressão.

Por ser um óleo rico em ácidos graxos, ele possui propriedades anti-inflamatórias  e por isso, é um produto excelente no tratamento de problemas como catapora, feridas e psoríase.

O óleo de Neem puro é um excelente remédio para eliminar acnes, suas substâncias acabam com as bactérias que provocam os temidos cravos nos adolescentes e também em jovens adultos, além disso, esse produto acaba também com as espinhas, além disso, evitando com que novas  apareçam.

Mas não é apenas para pele que esse óleo serve. Ele possui muitos outros benefícios, que você vai conhecer agora!

Veja também:

Óleo de Neem benefícios

Quais os benefícios do óleo de Neem? São muitos! Além de contribuir na eliminação e surgimento de espinhas, ele também é um grande aliado para quem está fazendo tratamento nas unhas contra fungos e bactérias e no rejuvenescimento da pele. Ele também é eficiente em outros tipos de problemas.

Neem

Veja para que serve o óleo de Neem

Esse óleo também serve para eliminar seborreias e caspas, hidratar e diminuir a perda dos cabelos. Além do seu uso na pele e no cabelo, como já foi citado, ele também é usado em plantas e animais.

Óleo de Neem para animais pode ser usado sem problemas, já que se trata de um produto antitóxico. Ele é eficaz na eliminação de piolho, sarna, pulga e carrapato. Além disso, deixa o pelo do animal muito mais bonito.

Óleo de Neem na horta é muito indicado, pois pode ser utilizado sem problemas já que ele é um excelente produto pra acabar com pragas e insetos.

Ele também pode ser usado no tratamento de gengivite e de afta. Além disso, é um ótimo preservativo natural, evitando assim a gravidez. Ele também pode ser usado parta tratar problemas como:

  • Dor de ouvido e de dente;
  • Alergias de pele;
  • Bronquite;
  • Dores reumáticas e artrite;
  • Infecções urinárias;
  • Problemas de fígado e de rins;
  • Cefaleia (dor de cabeça);
  • Conjuntivite;
  • Resfriados e gripes;

Além de tudo isso, esse óleo pode ser empregue como um insetífugo caseiro. Da mesma forma, o óleo de Neem é pesticida.

Outras funções

O óleo também pode ser utilizado para limpar vários utensílios, inclusive para retirar ferrugem de algumas superfícies.

Depois que o óleo é feito, as sobras que são conhecidas como torta do Neem, podem ser usadas para adubar plantas.

Ele também pode ser usado para a limpeza de tapetes e carpetes, como também na produção de sabão e sabonete artesanais.

Óleo de Neem como usar?

Óleo de Neem como usar? Isso é muito fácil. Se você quer usar esse óleo para cuidar do seu animal, será preciso apenas colocar um pouco dele no shampoo ou sabonete líquido (do animal) e dar banho nele de modo costumeiro.

O óleo de Neem para plantas deve ser utilizado da seguinte forma: você vai juntar o óleo com um pouco de água e colocar num vasilhame com válvula spray, para borrifar em direção as plantas.

A sua mistura com água também pode ser usado na pele contra picadas de inseto. E você também pode utilizar o óleo puro para dar massagens em locais doloridos. Ele também pode ser colocado de forma direta nos cabelos já que o óleo de Neem não é tóxico.

Partes da planta como flores, folhas, raízes, cascas e o próprio óleo também pode ser usado para fazer chá.

Óleo de Neem onde comprar?

Óleo de Neem onde comprar? Ele pode ser encontrado em lojas que vendem produtos naturais e também em estabelecimentos que vendem produtos agrícolas, além disso, você encontra o óleo de Neem na farmácia.

Esse óleo é muito fácil de ser encontrado, principalmente em algumas lojas virtuais. Para comprar esse produto você pode visitar as principais lojas de produtos naturais e também farmácias que estão disponibilizadas na internet.

Óleo de Neem Preço

O preço do óleo de Neem varia muito do estabelecimento que o comercializa. O mercado hoje vende esse produto por um preço que varia dos R$8,00 aos R$ 70,00.

É preciso fazer uma pesquisa para conseguir encontrar um bom preço, mas também é necessário levar em consideração a reputação do fabricante, para ter a certeza que você está comprando um produto de qualidade.

Como fazer óleo de Neem?

Faça o óleo

Descubra como fazer o óleo de Neem

Como fazer óleo de Neem? É muito fácil, basta você quebrar as sementes com delicadeza para não esmigalhá-las. Logo após, separe os caroços das cascas, retire os caroços podres e depois macere os grãos até que se forme numa pasta de cor amarronzada.

Em seguida, vá amassando com as próprias mãos essa pasta, colocando um pouco de água. Você vai ver que o óleo vai começar a sair. Faça isso até conseguir tirar todo óleo. Em um quilo de semente, você consegue retirar de 100 ml a 200 ml de óleo.