Obmep 2019: O que é, Inscrições, Calendário e Simulado (OFICIAL)

Obmep 2019 vem com uma novidade. A partir deste ano, os alunos do quarto e quinto ano do ensino fundamental também poderão participar das competições. O objetivo é conservar o interesse desses alunos na disciplina.

A olimpíada possui 3 níveis de prova, e este ano a Obmep ocorrerá no nível A, justamente para alunos dos 4° e 5° ano do ensino fundamental. Saiba agora quem pode e como competir nessa Olimpíada.

O que é Obmep 2019?

É a abreviação para Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas deste ano. Trata-se de uma que tem como alvo desenvolver o interesse dos estudantes do ensino fundamental e ensino médio com respeito ao aprendizado da matemática.

Além disso, a Obmep procura encontrar novos talentos da matéria através dessa disputa. Para promover o desenvolvimento dos integrantes nas olimpíadas, é ofertada para os premiados, bolsas de estudos no campo da matemática.

Tudo sobre Obmep

Obmep 2019 inscrições

Você também pode se interessar por esses assuntos:

Como funciona?

Ela é elaborada para os que cursam o ensino fundamental e médio. Os integrantes participam de acordo com grau de escolaridade, ou seja, a competição é realizada com estudantes do mesmo nível escolar. O primeiro nível é voltado para alunos do 6° ao 7° ano do período fundamental.

O segundo nível é para aqueles que estão cursando o 8° ou 9° ano. Já o terceiro nível é reservado para estudantes do ensino médio.

Em setembro de 2018, o Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) publicou que vai aumentar o número de participantes da Obmep, incluindo também os estudantes do quarto e quinto ano do ensino fundamental. Para este público específico, conhecido como Obmep nível A, as inscrições já estão ocorrendo.

Fases da Obmep

A olimpíadas possui duas fases. Na primeira as provas possuem vinte questões que serão executadas pelos mesmos educadores das escolas, que seguirão orientações da organização da Obmep.

Os classificados Obmep 2019 para segunda fase, a prova é executada por membros da olimpíadas, para aqueles estudantes que passaram na 1° fase.

Obmpe 2019 Inscrições

As inscrições Obmep 2019 não será feita pelo próprio estudante, mas sim, a escola em que o candidato estuda deverá fazer a sua inscrição. Normalmente são escolhidos os melhores estudantes da matéria, para participar da 1° fase.

As escolas poderão fazer a inscrição Obmep 2019 dos seus melhores alunos no site da Obmep, mas para isso, é preciso que as escolas estejam cadastradas para poder se inscrever na Obmep 2019.

Obmep 2019 Calendário

Até o momento, não foi publicado o calendário Obmep 2019, no entanto, é provável que seja publicado até o mês de Fevereiro. Assim que a data Obmep 2019 for divulgada, publicarei neste artigo.

Obmep 2019 data

Veja a data do Obmep 2019

Obmep 2019 Simulado

O simulado Obmep 2019 é usado para que o aluno estude e se prepare para as provas. Para se preparar para a prova Obmep 2019, siga esse passo a passo:

  1. Acesse o site Obmep;
  2. Procure e clique a opção ‘Material Didático’;
  3. Em seguida, a opção ‘Simulado’;
  4. Por fim, escolha o nível de escolaridade.

Pronto, simples não é mesmo?