Curso de Libras – Veja Dicas de Como e Onde Fazer!

O curso de libras é muito importante hoje em dia não apenas para quem tem a deficiência auditiva, mas também para quem é ouvinte. Por meio desse curso podemos aprender a língua dos surdos e a partir daí conversar com eles.

Além disso, a partir desse conhecimento você poderá incluir alguém que seja surdo nas suas atividades diárias, sem nenhuma dificuldade de interação. O curso também aumenta a possibilidade de conseguir um emprego, já que muitas empresas prezam por aquele que sabe interpretar a língua de sinais. Saiba mais sobre a língua de sinais lendo este artigo.

O que se aprende no curso de libras?

No curso de libras (Língua Brasileira de Sinais) você aprende a falar com uma pessoa que é deficiente auditiva, isto é, surda. Essa linguagem é um modo de bate-papo que tem uma natureza gramatical, gerando um processo linguístico.

Línguas de sinais

Você vai aprender a se comunicar melhor com o surdo!

No ano de 2002 essa língua foi reconhecida como sendo a segunda língua do Brasil, por meio da Lei 10.436.

Por meio do curso você consegue se comunicar com um surdo de forma mais fácil melhorando o convívio entre a pessoa que é ouvinte e o surdo.

Aproveite para ler também:

Como fazer o curso de libras?

No passado só era possível fazer curso de libras presencial. Mas com os avanços da tecnologia e o empenho de muitos que abraçaram essa causa, hoje em dia qualquer pessoa já pode fazer o curso de libras online.

Aliás, muitas pessoas atualmente fazem o curso de libras online gratuito SENAI. Essa instituição é reconhecida no Brasil todo pelo seu ensino de qualidade. Muitas pessoas também fazem o curso de libras no SESI e outras preferem fazer o curso de libras SENAC. As três instituições fazem parte do mesmo grupo educacional. E por meio delas você pode fazer o curso de forma online.

curso de libras online

O curso de libras pode ser feito nas formas presenciais e online

Quem pode fazer o curso de libras?

Qualquer pessoa pode fazer o curso. A cada dia que passa a população surda ganha mais espaço graças ao conhecimento que muitas pessoas estão tendo dessa língua. Por isso é muito importante incentivar que mais pessoas façam o curso.

Independentemente de ser criança ou idoso, nunca é tarde para aprender. O único requisito para quem deseja fazer esse curso é ter a motivação correta, ou seja, de ajudar as pessoas que tem essa deficiência e incluí-la na sociedade.

Aproveite para ler também:

Benefícios do curso

O curso pode nos trazer muitos benefícios. O primeiro é poder conversar com os surdos, pois é muito frustrante quando queremos nos comunicar e não sabemos como.

Outro benefício do curso é que você pode conseguir um emprego apenas por esse diferencial, pois o mercado de trabalho ainda é muito carente de pessoas que interpretem o que o surdo quer dizer. Assim, você pode se especializar e se tornar um intérprete de libras.

Intérprete de libras

Com esse curso as chances de conseguir um emprego aumentam.

Onde fazer o curso?

Existem diversas instituições de ensino que oferecem o curso, inclusive faculdades. Essas instituições ensinam tudo sobre libras, para que o aluno possa interagir sem dificuldades com um surdo.

Mas você também pode se inscrever em algum curso de libra gratuito pela internet. Existem muitos cursos de curta duração que você pode fazer sem sair de casa, apenas tendo um computador com acesso a internet.

Nas grandes cidades você também encontra diversas entidades de ensino que oferecem esse curso, como o SENAI, SENAC e o SESI.

Por exemplo, o curso de libras em Recife pode ser feito em várias entidades de ensinos especializadas. Mas também pode ser feito em qualquer unidade do grupo ‘S’.

Na capital Paulista você tem a oportunidade de fazer o curso de libras gratuito presencial SP 2019 no instituto Seli que fica em Tatuapé – São Paulo. Ainda se tratando de São Paulo, você pode fazer o curso de libras no ABC e o curso de libras Campinas.

Se esse artigo lhe ajudou no que você estava procurando, deixe seu comentário!