Cauterização Capilar: O Que é, Como Fazer e Para que Serve?

A cauterização capilar é uma forma de hidratar profundamente os fios e tem como base a queratina. A cauterização capilar alisa os fios e deixa-os macios, sedosos e sem frizz.  No entanto, ela não pode ser feita de qualquer forma e a todo instante. Por esse motivo, preparamos para você este artigo explicando mais sobre essa técnica capilar. 

O que é cauterização capilar? 

O que é cauterização capilarTambém conhecida como plástica capilar, é um tratamento que repõem as proteínas que chega a terceira camada dos fios. Tem a queratina como produto base, sendo responsável por devolver aos cabelos resistência, elasticidade, além de fortificar e dar brilho. 

Mas para que serve a cauterização capilar? Ela é indicada para cabelos muitos danificados, como por exemplo cabelos com pontas duplas, tratamentos químicos e cabelos quebradiços. 

O que é cauterização capilar?

A cauterização capilar deixa os cabelos mais macios e sedosos

Se você não tem o cabelo muito danificado, não é recomendado o uso de muitos produtos para cauterização capilarO excesso de queratina enrijece a fibra capilar deixando os fios ressecados e quebradiços.   O resultado da cauterização capilar com queratina em excesso vai ser totalmente ao contrário do que você espera.  

Leia o artigo: Hidratação Para Cabelos com Químicas: Dicas poderosas! 

Leia o artigo: Reconstrução Capilar : Veja o passo a passo completo! 

Você pode se perguntar: quanto tempo dura a cauterização capilar? Ela dura em média trinta dias. Sendo assim, como fazer cauterização capilar? 

Como fazer cauterização capilar em casa? 

O preço da cauterização capilar em um salão de beleza pode ser bem custoso para algumas pessoas, então, a melhor opção é fazer em casa.  Veja agora o passo a passo da cauterização capilar. 

Passo a Passo  

  • Lave duas vezes os cabelos com shampoo anti-resíduos, para a cutícula dos fios ficarem bem abertas. 
  • Aplique a máscara hidratante de sua preferência, e deixe agir por 20 minutos com touca de alumínio ou isopor. 
  • Em seguida, lave-os bem , seque seus cabelos com uma toalha e aplique a queratina líquida, massageando-os mecha por mecha e novamente coloque na touca por 20 minutos. 
  • Lave-os e aplique o condicionador. Enxague e retire o excesso de água com uma toalha. 
  • Aplique um protetor térmico e seque seus cabelos com uma chapinha ou escova. O calor vai potencializar o  tratamento, ajudando o cabelo absorve ao máximo o produto e o resultado fica um espetáculo. O uso de uma fonte de calor como secador ou chapinha é indispensável! 
  • Existem kits de cauterização que é necessário o uso da chapinha e do secador. É muito importante seguir as instruções do fabricante para se ter o resultado desejado. 
Veja como fazer a cauterização capilar

Cauterização capilar feita em casa

Kits de cauterização

No mercado você encontra diversos tipos de cauterização capilar profissional. 

  • Kit cauterização Absolut Repair (L’óreal) 
  • Kit cauterização Carga de Maxqueratina (Niely Gold) 
  • Kit de cauterização capilar Keramax (Skafe) 

Dicas de Queratina Líquida 

  • Queratina Bio Extratus 
  • Queratina líquida Niely Gold
  • Queratina líquida Yenzah 
  • Keramax queratina líquida 
  • Capicilin queratina líquida 

Algumas dicas: Na máscara hidratante você pode acrescentar uma ampola de vitaminas ou óleo de argan, para potencializar a hidratação.  Prefira o secador à chapinha, seu uso é menos agressivo do que a prancha. 

A cauterização deve ser feita uma vez ao mês e para cabelos muitos danificados, de 20 em 20 dias nos dois primeiros meses, depois passe a fazer uma vez ao mês.  

Lembre-se que o uso em excesso de queratina faz o efeito ao contrário e pode deixar as madeixas porosas, sem brilho e quebradiços.  O tratamento com essa técnica não dispensa a hidratação semanal. É preciso hidratar. Bem pessoal, é isso.

Espero que gostem do resultado que é bem visível na primeira aplicação.